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A Estratégia Educacional é a holding de tecnologia educacional da Estratégia Concursos, Estratégia OAB, Estratégia Carreiras Jurídicas, Estratégia Vestibulares, Estratégia Militares e Estratégia Med.
ATUAÇÃO COMO DESIGNER
Atuando no squad de sistema de questões, fui responsável por todas as etapas de design de produto, desde a descoberta até os entregáveis para os desenvolvedores. Dentre as principais atividades estão: discoveries com stakeholders, análise de dados, elaboração de pesquisas, ideações, wireflows, wireframes, protótipos de alta e baixa fidelidade, montagem e apresentação do produto final. Atuei ainda no estudo da jornada do usuário e seus pain points, criação de regras de negócio do produto, mapeamento de interações, desenho de fluxos de navegação e desenvolvimento de soluções para problemas/oportunidades encontrados.
OBJETIVO
Implementar no back office funcionalidades que permitam aos professores gerenciarem e responderem às mensagens enviadas pelos alunos dentro da plataforma de estudo.
COMO ERA ANTES
Todas as perguntas e comentários postados na plataforma de estudo são listados em uma planilha. Ao acessar a listagem de comentários, o professor deve identificar quais mensagens são de sua responsabilidade, entrar dentro da plataforma de estudo e responder o comentário com um outro comentário.
No fluxo apresentado acima, que representa o fluxo antigo a ser atualizado pelo meu squad, nenhuma notificação era enviada aos alunos ou aos professores para informar sobre novas interações na mensagem enviada. Ainda, devido à falta de apelo visual, os alunos tinham dificuldades para identificar quando se tratava de uma mensagem do corpo docente e quando eram interações de outros alunos no comentário. Ambos os pontos mencionados foram considerados para melhoria do produto.
PONTOS IMPORTANTES
Para essa entrega a empresa não tinha definido um OKR específico. Recolhi por conta própria alguns dados que achava importante para me nortear durante e após a entrega.
PROCESSO DE DESIGN - TRIPLE DIAMOND
O objetivo dessa entrega era tornar o sistema de questões um ambiente de fácil comunicação entre alunos e professores, facilitando o entendimento da matéria e assim alcançando um número maior de aprovados nos concursos. Essa taxa de aprovação serviria como base de apoio para campanhas de marketing.
Com base na minha experiência prévia, pude perceber que seria uma entrega bastante extensa e complexa, o que demandaria muito tempo e esforço para entregar os arquivos finais ao downstream. A forma mais eficiente e correta de proceder neste cenário era dividir a tarefa em entregas menores, de forma que todas as partes envolvidas (downstream, upstream e stakeholders, entre outras) pudessem assimilar e avaliar a parte entregue e já sugerir os ajustes necessários enquanto as outras partes estavam em evolução. Dessa forma, evitamos retrabalho do upstream, que pôde fazer correções nas entregas antes de finalizar a tarefa inteira, e aprimoramos alinhamento entre as equipes envolvidas, prevenindo ruídos no processo.
PRIMEIRO DIAMANTE - IMERSÃO
O resultado do primeiro diamante é um conjunto de hipóteses.
Reunir pesquisas de usuários (e outros tipos) serve para formar insights. O valor da percepção é, inicialmente, entender as dores e oportunidades do usuário e se o produto existente está fazendo um bom trabalho.
MAPEAMENTO AS IS/TO BE
TESTE DE USABILIDADE DO LEGADO (Maze.co)
Com o primeiro mapa de dores e valores já realizado, decidimos que era importante recolher a percepção dos usuários sobre o fluxo de estudo atual. Esse teste de usabilidade trouxe uma nova visão para alguns pontos que não haviam sido mapeados anteriormente.
Entrevistas com Corpo Docente e Stakeholders
Outra parte importante no processo era ouvir os professores e assistentes de ensino que operavam o back office. Durante todo o processo foram realizadas dinâmicas para entender as dores, recolher possíveis novas ideias e alinhar as expectativas da entrega.
Benchmark e Matriz CSD
Como boa prática, foi realizado um benchmark com os principais players. Neste processo enumeramos as melhores e piores práticas das ferramentas disponíveis. Com o resultado dessa tabulação, criamos uma matriz CSD para nortear a entrega, eliminando pontos fracos e priorizando os pontos fortes.
Esses pontos podem se tornar o objeto de trabalho de um Design Sprint.
SEGUNDO DIAMANTE - Ideação
Uma vez recolhidas as percepções após a primeira etapa do Triplo Diamante, o squad consolida os dados levantados e desenha um novo fluxo, buscando soluções para as dores antigas e incorporando as novas ideias e oportunidades mapeadas, para uma entrega tangível do produto. Nessa etapa, ressaltamos a importância da quebra das tarefas para garantir maior tração ao processo de dual track, assegurando maior entendimento das partes envolvidas e aumentando a visibilidade por parte dos stakeholders, que acompanharão a evolução do produto conforme vai ganhando corpo em ambiente de produção.
Importante destacar que entregas menores facilitam o entendimento das métricas e priorização do backlog.
ESTEIRA DE TAREFAS - Visão Macro
Junto com Tech Lead e o P.O do squad, realizamos o primeiro refinamento técnico mapeando os débitos técnicos e priorizando a entrega de valores. Chegamos a uma esteira de 6 entregas macros, que no futuro seriam fatiadas novamente em micro tarefas.
Tarefas da primeira esteira de entrega
Agora olhando isoladamente para a primeira esteira de entrega, realizamos um novo refinamento técnico, dessa vez com toda a equipe de desenvolvimento. O valor desse refinamento era especificar quais partes dentro da esteira macro eram essenciais e deveriam ser priorizadas (MVP) e o que poderia realimentar o backlog como uma futura melhoria.
Estimativas de tempo
Ainda no processo de refinamento, é realizado uma dinâmica em que toda a equipe propõe uma estimativa de tempo para cada uma das tarefas. O indicativo na parte superior refere-se à estimativa de tempo em upstream e, a inferior, ao indicativo de downstream.
processo e dinâmicas em upstream
Com todas as tarefas priorizadas em backlog, começamos a tracionar a entrega em upstream realizando alguns processos. Em casos esporádicos, alguns desses processos não são realizados devido a sua baixa complexidade.
TERCEIRO DIAMANTE - TESTE DE USABILIDADE e ACOMPANHAMENTO
Após a entrega da primeira esteira de tarefas, realizamos dois testes de usabilidade para acompanhar o sucesso da entrega. O primeiro teste foi realizado antes da iniciativa chegar ao ambiente de produção, por meio da validação do protótipo e seu valor para os usuários utilizando a ferramenta Maze. O segundo teste consistiu em perguntas abertas realizadas no Hotjar para uma base segmentada de alunos que usavam com maior frequência o sistema de questões. Ambos os testes trouxeram uma percepção de evolução do produto para os usuários, e algumas das métricas recolhidas via Analytics e Metabase mostraram que houve benefícios secundários, como redução de esforço dos professores para responder aos comentários.